Parada obrigatória

Plenae lança metodologia de bem-estar para empresas inspirada nos pilares de Abilio Diniz

Metodologia Plenae tem foco em melhorar os níveis de bem-estar dos funcionários e, assim, aumentar a produtividade das empresas

3 de Maio de 2024


Em um mundo onde a aceleração e imediatismo são regras, todas as categorias de nossa vida podem ser afetadas por essa lógica. Sobretudo para quem lidera uma equipe e pode estar sem o tempo suficiente para olhar o bem-estar de cada um com a importância e o cuidado que a atividade exige.

Segundo pesquisa do Datafolha, realizada em 2023, um terço dos brasileiros diz ter ansiedade, problemas com sono e alimentação. Ainda segundo o instituto, 21% dos brasileiros procuraram algum profissional focado em saúde mental nos últimos 12 meses, como terapeutas, psicólogos e psiquiatras.

Colaboradores insatisfeitos tendem a ser menos criativos, produtivos, resolutivos, além de demandarem horas extras para realizarem suas próprias funções. Isso acaba gerando uma rotatividade grande para as empresas, além do custo extra que a perda de talentos gera. Um relatório da Gallup de 2023 aponta que somente 23% da força de trabalho está engajada e representando um custo de US$ 8,8 trilhões para as empresas.



A Metodologia Plenae surge da convicção de que um indivíduo que possui seus pilares equilibrados é mais feliz e produz mais, trazendo resultados de uma vida mais plena para si e um aumento de produtividade para as empresas. Embasado nos pilares de saúde integral e inspirado na visão de qualidade de vida do Abilio Diniz, a metodologia foi construída em três etapas:


Sensibilização 

Por meio de uma obra audiovisual imersiva, interativa e sensorial, os colaboradores são convidados a olhar para dentro e refletir sobre como estão em cada um de seus pilares.

Medição

Só podemos mudar aquilo que conseguimos medir e pensando nisso, com a colaboração de especialistas em medicina do estilo de vida, foi desenvolvido um questionário que traz como resultado os níveis de bem-estar para o indivíduo e para o RH.

Desenvolvimento Humano

Com o resultado em mãos, o Plenae o auxilia no desenvolvimento de um plano de ação personalizado para a mudança de hábito. Esta jornada dentro do app é composta por conteúdos, práticas, cursos e acompanhamento das práticas.



“O Plenae é uma criação minha e de meu marido, Abilio Diniz, e nasceu com o objetivo de inspirar as pessoas a cuidarem do que consideramos os seis pilares principais de uma vida equilibrada: Corpo, Mente, Espírito, Relações, Contexto e Propósito”, conta Geyze Diniz. E completa: "nesses anos todos de existência, já criamos centenas de conteúdos que têm como foco inspirar o indivíduo para mudança de hábito. Agora, nesta nova etapa, queremos falar com as empresas e, principalmente, com os líderes. Acreditamos que esse olhar completo traz transformações reais para o bem-estar de todos os envolvidos e consequentemente para a sociedade”.

Sobre o Plenae

Lançado em 2018, o Plenae é um hub de conteúdo sobre bem-estar, longevidade e qualidade de vida que oferece, por meio dos seus artigos, dicas, reflexões, entrevistas e pesquisas, a mensagem de que a mudança no comportamento das pessoas é possível. Geyze e Abilio Diniz, fundadores do projeto, acreditam que para se ter uma vida longa e plena é preciso que o indivíduo esteja com os seus seis pilares equilibrados (Corpo, Mente, Relações, Espírito, Propósito e Contexto). Todo o conteúdo do Plenae visa estimular a mudança de hábito das pessoas e busca essa ativação por meio dos mais de 80 episódios do Podcast Plenae - História para Refletir, com as matérias e artigos diários no Portal Plenae, com os disparos quinzenas das suas Newsletters e com conteúdos digitais nativos para as redes sociais: Instagram, Twitter, Facebook, LinkedIn e Youtube

Compartilhar:


#PlenaeApresenta: Chitãozinho e Xororó e a força das relações

Mais do que irmãos, a dupla sempre teve que lidar com o laço familiar e a carreira junto, sem perder a parceria fraternal e alçando voos cada vez mais altos

21 de Dezembro de 2020



O quinto episódio da terceira temporada do Podcast Plenae - Histórias Para Refletir traz a história de uma dupla de irmãos aclamada por todo o brasil.

Representando o pilar Relações, Chitãozinho e Xororó emocionam ao contar desde quando ainda moravam em Rondon, no Paraná, ainda muito longe dos olhares nacionais, mas já sob o olhar de seu pai, figura constantemente homenageada por eles. "Seu Mário não só colocou a gente no caminho da música, como ensinou cada um a fazer a sua parte” como conta Chitão.

Quem vê o estrondoso sucesso que da dupla hoje, nem imagina as dificuldades que eles trilharam, sendo os irmãos mais velhos de outros 6 e cantando em circos e botecos para ganhar dinheiro.

“A minha adolescência não foi de ir pra boate, ficar até de madrugada na rua. A gente tava sempre correndo pra fazer show, pagar as contas de casa e ajudar a criar os seis irmãos mais novos” conta Chitãozinho.

“Fio de Cabelo foi a primeira música sertaneja que tocou na rádio FM. A partir dela, o ritmo começou a ser notado por outros públicos. Antes disso, as pessoas tinham vergonha de falar que gostavam de sertanejo” complementa ele.

Outra coisa que poucos sabem é a diferença entre os dois. “O Chitão é muito coração. Alegre, extrovertido, feliz, gosta de viver a vida em todos os sentidos. Eu já sou contido, penso mais, gosto de tudo certinho. Mas eu acho que essa diferença nos completa e traz o equilíbrio da dupla. No palco, a nossa parceria deu tão certo, que já tem 50 anos” diz Xororó.

Essas diferenças foram, com o tempo, tendo de ser podadas. “No início eu queria fazer as coisas sempre do meu jeito. Eu meio que fui ficando autoritário. Na medida que o meu irmão foi crescendo, ele começou a dar opinião. Nós começamos a brigar muito, até eu ir entendendo que o Xororó tinha os direitos dele. A gente aprendeu a respeitar” conta Chitão.

Esse respeito mútuo e a parceria tão sólida de um sonho construído juntos é o segredo do sucesso da dupla, que hoje já encantou corações por todo o Brasil, por mais de 5 décadas. “O principal fator para longevidade da nossa carreira é o respeito que a gente entre nós e, mais ainda, pelo nosso público. Eu acredito que a gente tem como missão usar o nosso dom para tocar corações” complementa Xororó.

Conheça mais da dupla nesse lindo relato, na terceira temporada do Podcast Plenae - Histórias Para Refletir.

Compartilhar:


Inscreva-se na nossa Newsletter!

Inscreva-se na nossa Newsletter!


Seu encontro marcado todo mês com muito bem-estar e qualidade de vida!

Grau Plenae

Para empresas
Utilizamos cookies com base em nossos interesses legítimos, para melhorar o desempenho do site, analisar como você interage com ele, personalizar o conteúdo que você recebe e medir a eficácia de nossos anúncios. Caso queira saber mais sobre os cookies que utilizamos, por favor acesse nossa Política de Privacidade.
Quero Saber Mais